Graduada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1976), em Comunicação Social com ênfase em Fotografia, atuando principalmente nos seguintes territórios: jornalismo, documentarismo, fotografia contemporânea, além dos ofícios de professora e curadora. Jacqueline Joner é jornalista, mãe de Pedro e Camila. Sua especificidade: o RETRATO. Foi editora de fotografia do Diário do Sul (1986 a 1989) e da Coojornal – Cooperativa dos Jornalistas de Porto Alegre (1976-1979) e sócia fundadora da agência de fotografia Ponto de Vista (1979). Entre suas exposições, destacam-se Aleluia (2008), Acaso (2002), A Cor da Impermanência (1998), Os Colonos (1996), Retratos de Casamento (1990), Brilho Fugaz (1987) e O Funeral de Olinto Soiteira (1983), além da produção, edição e participação em “Santa Soja” e "Ponto de Vista", primeiros livros de fotografia editados no RGS. Jacqueline faz parte da Coleção de Fotografia Brasileira do MASP (Coleção MASP- Pirelli), Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Bienal Internacional de Fotografia de Curitiba e expôs nas principais capitais, mas sua obra não é reconhecida apenas no Brasil.
Graduated in Social Communication from the Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1976), in Social Communication with emphasis on Photography, works mainly in the following areas: journalism, documentary, contemporary photography, besides the professions of teacher and curator. Jacqueline Joner is a journalist, mother of Pedro and Camila. Her specificity: PORTRAIT. She was photography editor of Diário do Sul (1986 to 1989) and of Coojornal - Cooperativa dos Jornalistas de Porto Alegre (1976-1979) and founding partner of Ponto de Vista photo agency (1979). Among her exhibitions, Aleluia [ Hallelujah (2008) ], Acaso [ Chance (2002) ], A Cor da Impermanência [ The Color of Impermanence ] (1998), Os Colonos [ The Settlers ] (1996), Retratos de Casamento [ Wedding Portraits ] (1990), Brilho Fugaz [ Fugitive Shine ] (1987) and O Funeral de Olinto Soiteira [ Olinto Soiteira's Funeral ] (1983), besides the production, edition and participation in "Santa Soja" and "Ponto de Vista", the first photography books edited in RGS. Jacqueline is part of the Brazilian Photography Collection of MASP (MASP- Pirelli Collection), Rio Grande do Sul Art Museum, Curitiba International Photography Biennial and has exhibited in the main capitals, but her work is not only recognized in Brazil.