Nascer

Lela Beltrão

Lela Beltrão7

O parto é um evento solitário. Ninguém pode viver as contrações pela mulher. Podemos dar assistência, tornar mais confortável e preparar o campo. Mas o parto é dela e só ela poderá atravessá-lo. E é aí que acontece a transformação.

Acontece que no Brasil, parir é um desafio. Alguns profissionais tomam o parto para si e acabam tirando essa experiência da mulher. Seja por desconhecimento, desatualização ou por comodidade do profissional, um portal sagrado é invadido e desrespeitado.

A fotografia de parto tem seu papel de transformação muito presente. Frequentemente escuto histórias de mulheres que mudaram o rumo do seu parto depois de ver outra mulher parindo em uma foto. Existe a identificação com o feminino, com a ancestralidade e com a intensidade que se vê ali na imagem.

O projeto Nascer nasceu dessa ideia e virou livro, publicado em 2019 pela Ed Timo. Essa série é uma seleção de imagens que fazem parte desse projeto, que nada mais é do que uma busca pelo parto respeitoso como direito para todas as mulheres.

Lela Beltrão10
2017 02 16: Nascimento da Elis
Lela Beltrão2
2018  01 19: Nascimento Theo, parto Leticia.
Lela Beltrão4
Lela Beltrão5
Lela Beltrão6
Lela Beltrão7
2017 10 29: Nascimento do Kaluanã, parto da Nicole.
Lela Beltrão9
lela_beltrao_.jpg
Lela Beltrão
São Paulo – SP
Fotógrafa
@lelabeltrao