“Imagem-esperança, uma fenda no tempo – A bandeira Guarani impõe-se sobre a paisagem urbana; a lança, em punho, do guerreiro demarca espaços de poder; as mãos entrelaçam raízes ancestrais e os corpos livres giram em roda. Os banhos de rio, os ventos da infância e o som do bate-bola protesta contra opressões. O abraço no tronco que sangra é um gesto que protege os territórios inundados, as florestas derrubadas, os povos indígenas ameaçados, as escolas abandonadas, as pessoas em situação de rua e a fome. Memórias futuras que serão vistas dentro de um contexto histórico, algumas com indignação, outras, com o respiro de que, talvez, tenhamos tempo. – Imagem-resistência, dancemos nossas liberdades!” Mônica Maia
A exposição Imagens para o Futuro tem como objetivo trazer um recorte visual de possíveis caminhos para a sociedade brasileira e propor uma reflexão sobre os modelos atuais de convivência, assim como, apresentar iniciativas que possam contribuir para uma sociedade mais humana, justa e igualitária.
Com curadoria de Ivana Debértolis e Mônica Maia, a mostra foi apresentada no MIS-SP entre os dias 11 de julho e 13 de agosto, com imagens de 16 fotógrafas/es e 16 fotógrafos.
“Pensando a fotografia documental e jornalística como potentes ferramentas de informação, comunicação e reflexão, acreditamos que, por meio de imagens, seja possível trazer questões essenciais para o debate, incentivando, assim, o pensamento crítico e independente, que pode vir a contribuir para a transformação de práticas rumo à construção de um futuro mais justo”, defende Ivana Debértolis.
Um audiopoema, é executado ininterruptamente durante a visitação, compõe a mostra fotográfica, com conteúdo composto pela artista Karen Debértolis especialmente para a exposição. A intenção é criar um diálogo entre as imagens e a ambientação sonora, ampliando a experiência do público.
Fotografias de Ahmad Jarrah, Alex Almeida, Amanda Perobelli, Ana Carolina Fernandes, Andressa Zumpano, Antonello Veneri, Brenda Alcântara, Bruno Morais, Christian Braga, Dan Agostini, Danilo Verpa, Diego BBaravelli, Felipe Fittipaldi, Gisele Martins, Helen Salomão, Hudson Rodrigues, Hugo Martins, Ilana Bar, Indrid Barros, Isis Medeiros, Lalo de Almeida, Luca Meola, Luisa Dörr, Marcia Foletto, Milena Paulina, Mônica Zarattini, Rafael Mattar, Rafael Vilela, Raphael Alvez, Rejane Alice, Tiago Queiroz e Walda Marques.
Assistência de produção de Livia Bitetti, direção de arte de Fernanda Masini e Clara Turazzi, da agência Dabba, projeto gráfico de Thea Severino e Márcio Freitas, da Thema Estúdio, Audiopoema de Karen Debértolis, impressão das fotografias Imagens de Papel, montagem das obras Lucrécia Couso, depoimentos de Paulina Chamorro, Shai Andrade e Txai Suruí com palestra de Simonetta Persichetti.
___
O projeto “Imagens para o Futuro” foi contemplado pelo EDITAL PROAC No 9/2022 – Artes Visuais/Produção de Exposição Inédita, do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativa.