Fotógrafas no cinema

Fizemos uma lista de filmes que mostram a relação entre as mulheres e a fotografia [A fotografia oculta de Vivian Mayer]

Carla Romero
filme_vivian_maier

Referência, inspiração, repertório ou entretenimento, qualquer um destes motivos é um bom pretexto para assistir um filme que gira em torno de um assunto de nosso interesse.  Estes cinco filmes são para quem quer se jogar na conexão entre as mulheres e a fotografia. São documentários, filmes biográficos e ficção, todos eles tem a fotógrafa como fio condutor.

 

[Documentário] “A fotografia oculta de Vivian Maier”, EUA, 2013.

Direção: John Maloof e Charlie Siskel

O documentário conta quem foi Vivian Maier, fotógrafa que trabalhou como babá por mais de 40 anos e fotografava as ruas, principalmente as de Nova Iorque, em seus dias de folga, sempre com sua rolleiflex. O reconhecimento de Maier veio só após a sua morte, graças a uma caixa com mais de 100 mil fotos, que foi arrematada em um leilão por John Maloof, um dos diretores do documentário. Maloof reconheceu o valor artístico e histórico do material e passou a procurar informações sobre a vida e a obra de Maier. Essa investigação é a base do documentário

[Documentário] “Nascidos em Bordéis”, EUA e Índia, 2004

Direção: Ross Kauffman, Zana Briski

Calcutá, uma das regiões mais excluídas da Índia, recebe a visita de uma fotógrafa e de um cineasta. A fotógrafa, Zana Briski, dá um curso de fotografia para os filhos das prostitutas da região de  Sonagachi. As crianças receberam câmeras e documentam suas rotinas em fotografias. “Nascidos em Bordéis” mostra o resultado desta investida antropológica e deixa claro a capacidade da fotografia como ação transformadora.

[Biográfico] “A Pele”, EUA, 2006

Direção: Steven Shainberg

Com: Nicole Kidman e Robert Downey Jr.

Nesta cinebiografia, Diane Arbus, fotógrafa conhecida por suas desconcertantes imagens de pessoas marginalizadas, é vivida por Nicole Kidman. Com uma vida conflituosa, que acabou em suicidio, Diane começou a carreira como fotógrafa de moda, mas seu olhar, logo foi magnetizado por tudo que é tido como bizarro, tudo que é incômodo.  O filme retrata o mundo semi-oculto de Diane e conta o porque ela ficou conhecida como uma das fotógrafas mais excêntricas do século XX.

[Ficção] “Mil Vezes boa noite”, 2014 – Noruega, Irlanda e Suécia

Direção: Erik Poppe

Com Juliette Binoche e Nikolaj Coster-Waldau

O filme gira em torno da crise existencial de Rebecca entre a profissão, ela é uma das melhores fotógrafas de guerra em atividade, e a vida em família. A paixão pelo que faz e a crença de que a fotografia pode mudar o mundo ficam em antagonismo com as filhas, que sentem sua falta, e o marido, que não suporta mais acompanhar sua rotina arriscada. Rebecca é uma mulher diante de escolhas num mundo de emancipações femininas.

[Ficção] “A insustentável leveza do ser”,  1988 – EUA

Direção: Philip Kaufman

Com Juliette Binoche,  Daniel Day-Lewis e Lena Olin.

Um triângulo amoroso que tem em uma das pontas uma garçonete que sonha em ser fotógrafa. O filme é baseado no clássico livro de Milan Kundera e sua história se passa na República Tcheca. Em 1968, a “Primavera Tcheca” chega com tanques de guerra e repressão, mudando para sempre  a vida dos três.

 

Carla Romero

carla-romero
Carla Romero
Santa Cruz Cabrália – BA
Editora de fotografia  Produtora cultural
@carlaromerofoto