Fotógrafas ocupam a estação República do metrô em São Paulo, no centro da cidade, em exposição com curadoria de Mônica Maia, que propõe a conexão entre olhares.
Presença é um projeto que abriga encontros entre temas, tempos e territórios, com o objetivo de dar visibilidade, difundir e democratizar o acesso a conteúdos produzidos por fotógrafas e mulheres da imagem no Brasil.
As mulheres sempre fizeram parte da ampla cadeia produtiva do fazer e pensar fotografia, mas não, necessariamente, foram reconhecidas ou citadas em cada época. É urgente preencher lacunas de tempo e espaço e não permitir apagamentos.
“O recorte apresentado nesta edição faz parte de uma pesquisa que busca conhecer e divulgar trabalhos de fotógrafas, interligando-os em uma nova linha do tempo, com o intuito de contribuir para o rompimento de sistemas que se repetem e se estabelecem com base em uma lógica na qual as mulheres não são vistas e, portanto, não podem ser acessadas. A narrativa foi concebida por meio de conexões imagéticas, percorrendo, assim, produções dos anos 1940 até os dias de hoje. Elementos constituídos a partir de formas criam um diálogo estético que chama a atenção para um ponto comum: uma fotografia humanizada.”, Mônica Maia, curadora.
O projeto é uma parceria entre Mulheres Luz e Frida Projetos Culturais. A proposta nasceu antes da pandemia e tinha como espaço expositivo um centro cultural, mas depois de alguns adiamentos, ganha vida agora, em um local de transição.
Ivana Debértolis, produtora de conteúdo da mostra, destaca a importância da ocupação do espaço público: “É muito importante que o acesso ao conhecimento sobre nossa cultura e história seja amplo e democrático. A fotografia é uma ferramenta poderosa de informação e precisa estar também na rua, em espaços públicos e diversos, atingindo o maior número de pessoas possível. A exposição Presença apresenta temas ricos e abrangentes em imagens produzidas por mulheres fotógrafas ao longo das últimas décadas, e saber que estes relevantes trabalhos podem alcançar olhares passantes, desavisados, provocar reflexões e, quem sabe, transformações, é extremamente significativo.”
“Historicamente, a mulher tem na cidade um lugar de passagem, uma pseudo-invisibilidade que, ao ocupar uma estação de metrô, a exposição acaba também conversando com a nossa proposta de dar visibilidade para a importância da mulher na fotografia. A singularidade do olhar feminino é revelada por cada uma das imagens na delicadeza sobre o que observam”, reflete Simonetta Persichetti.
No total, estarão expostas 39 fotografias, de 35 fotógrafas, de lugares e gerações diferentes, a mais jovem com 22 anos e a mais experiente nascida em 1913. São elas: Alice Brill/ Acervo IMS, Ana Carolina Fernandes, Ana Caroline de Lima, Ana Mendes, Bárbara Cunha, Claudia Andujar, Elza Lima, Gabriela Matoso, Gisele Martins, Helen Salomão, Hélia Scheppa, Hildegard Rosenthal/ Acervo IMS, Ilana Bar, Isa Lanave, Isabel Gouvêa, Isis Medeiros, Júlia Pontés, Larissa Noé, Larissa Zaidan, Leticia Valverdes, Lita Cerqueira, Luisa Dörr, Madalena Schwartz/ Acervo IMS, Maíra Erlich, Márcia Foletto, Maria Vaz, Marlene Bergamo, Maureen Bisilliat/ Acervo IMS, Melissa Warwick, Milena Paulina, Nair Benedicto, Nayara Jinknss, Paula Sampaio, Rosa Gauditano e Teresa Maia.
A exposição Presença foi aprovada no EDITAL PROAC Nº 10/2019 – PRODUÇÃO DE EXPOSIÇÕES INÉDITAS DE ARTES VISUAIS e, depois de São Paulo, segue para a cidade de Santos. Em breve será divulgado o local da itinerância e data de visita guiada com a curadora.
Visitação: Metrô República, de 21 de setembro a 31 de outubro
Catálogo virtual: presenca.art.br
Ficha técnica
Idealização: Mulheres Luz e Frida Projetos Culturais
Curadoria: Mônica Maia
Produção Executiva: Mariane Goldberg e Ana Silvia Forgiarini
Produção de Conteúdo: Ivana Debértolis
Consultoria: Simonetta Persichetti
Identidade Visual: Letícia Lampert
Projeto Expográfico: Claudia Afonso
Cenotecnia: Fernando Brigadeiro (Buda)
Impressão: Giclê Fine Art Print
Assessoria de Imprensa: Juliana Gola
Website: Paulo Fehlauer
Apoio Institucional: Instituto Moreira Salles e Metrô | Companhia do Metropolitano de São Paulo