Buscar
Voltar à home
Ensaios
Rede
Faça parte
Publicações
Loja
Quem somos
Entre em contato
Início
Ver ensaio
A autora

Translitorânea, uma utopia

Andrea Eichenberger

Andrea Eichenberger9

Sobre a BR-101, Andrea olha através do vidro do carro de seus pais a paisagem que desfila. A criança sonha um dia parar nos vilarejos. Anos mais tarde, seu trabalho fotográfico intitulado Translitorânea apresenta-se como uma maneira de voltar no tempo.
Sensível e realista, o olhar da artista nos faz descobrir paisagens e lugares que são o oposto dos clichês turísticos. Nesse cotidiano, cada pessoa, cada parcela de espaço contém uma poesia que o encontro pode revelar. Os lugares e os objetos parecem frequentemente abandonados: essas naturezas-mortas são metáforas da memória. Translitorânea não é mais uma estrada, ela tornou-se uma experiência.
A partir de centenas de tomadas realizadas durante vários meses, Andrea constrói Translitorânea como uma utopia. A artista inventa um universo como o faria um romancista com personagens. Tudo provém da realidade, mas se transforma ao integrar-se ao imaginário da artista. Mulheres, casais, crianças, trabalhadores, idosos compõem um povo. Se nós não conhecemos essa comunidade, a artista, ela, conhece a história de cada pessoa – essa intimidade do encontro situa-se na confiança que os modelos lhe conferem.
O povo de Translitorânea é doce e altivo, ele não é rico nem pobre. Esse povo é composto por seres iguais. Translitorânea é uma alegoria da democracia.

Michel Poivert

Andrea Eichenberger2
Andrea Eichenberger7
Andrea Eichenberger10
Andrea Eichenberger11
Andrea Eichenberger12
Andrea Eichenberger13
Andrea Eichenberger1
Andrea Eichenberger8
Andrea Eichenberger9
Andrea Eichenberger6
Andrea Eichenberger4
Andrea Eichenberger5
Andrea Eichenberger14
Andrea Eichenberger15
Andrea Eichenberger3
Andrea-Eichenberger.jpg
Andrea Eichenberger
Artista visual  Fotógrafa  Pesquisadora
@eichenberger.andrea