Saudades
Marília Gurgel
2020

Saudades” é um projeto multimídia sobre a vivência do luto, pós-covid, e relações familiares. Após a morte de meu avô, Cunha, vítima do Covid 19, no final de agosto de 2020, voltei para minha cidade natal, Mossoró (RN), e comecei a documentar esse momento com minha família. Através da fotografia, texto, vídeo e materiais de arquivo, este projeto se desenvolveu na tentativa de olhar para as nossas memórias e perceber como elas podem nos guiar num caminho de transformação, de cura.
Desde que voltei a Mossoró, em setembro de 2020, mantive um diário com as minhas impressões e memórias de infância do meu avô. A história se desenrola em uma jornada de autoconhecimento, reconexão com a terra e renascimento junto das mulheres da minha família. Minha avó uma vez me disse que ela vê o luto como um momento de redescoberta de si, de renascimento, e é essa a história que quero contar.
Mesmo que o mundo esteja voltando à normalidade com o avanço da vacinação, o sentimento de luto coletivo ainda é muito presente na vida daqueles que perderam alguém. “Saudades” é uma homenagem às mais de 560 mil famílias brasileiras que estão de luto, por uma morte que poderia ter sido evitada, e que precisam se redescobrir – e se reinventar – em tempos tão incertos.
A primeira fase desse projeto foi realizada durante o meu curso de Documentário e Fotojornalismo do International Center of Photography e está sendo exibido na exposição online de conclusão de curso dos alunos do ano de 2021. Agora estou buscando financiamento para a fase dois desse projeto que é a montagem de um curta-metragem experimental feito com o material já captado.













