Buscar
Voltar à home
Ensaios
Rede
Faça parte
Publicações
Loja
Quem somos
Entre em contato
Início
Ver ensaio
A autora

Relicário das memórias que me contaram

Alessandra França

Alessandra França3

Na série trabalho com histórias dos outros e com as minhas lembranças. Como uma colecionadora, coleto memórias que ouvi, imaginei ou vivi. Escuto narrativas alheias, resgato a memória popular das minhas origens e interajo a partir de meus sentimentos e de minha imaginação. São vidas de outras pessoas, de lugares díspares e de outros tempos. Apesar desta distância, existe uma proximidade com as histórias, pois são narrações que já ouvimos ou até vivenciamos. O contar a história do outro é também contar a nossa história.

Costuro afetos, experiências, o passado no presente, como Ariadne, meu fio cria um caminho entre mundos e vivências. O bordado torna a fotografia do outro mais pessoal e permite reagir ao invisível. E o ausente – a memória de outra pessoa – se transforma em um diálogo entre tempos e espaços. As novas narrativas visuais por mim criadas, conversam com todos nós e com nossa memória coletiva.

Mas bordar trás ainda mais simbolismos. Este ato carrega saberes de tantas mulheres como Penélope que bordou delicadamente “mundos particulares”, acolhendo sentimentos e desejos. O uso do ponto cruz como técnica reverencia o trabalho manual feminino de gerações. Um ritual.

O projeto também da voz às populações originais do Norte do Brasil.

Nos rios eu existo, ouço as lendas e me deixo levar, ali é o meu “Norte”.

(Em processo…)

Alessandra França1
Alessandra França2
Alessandra França3
Alessandra França4
Alessandra França5
Alessandra França6
Alessandra França7
Alessandra França8
Alessandra França9
Alessandra França10
alessandra-frança
Alessandra França
Manaus – AM
Artista visual  Fotógrafa
@alessandrafranca.art